Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sofá Branco

"Esta é sem dúvida a era das novas invenções para matar corpos e salvar almas, todas divulgadas com a melhor das intenções." - Byron

Sofá Branco

"Esta é sem dúvida a era das novas invenções para matar corpos e salvar almas, todas divulgadas com a melhor das intenções." - Byron

Fantastic Beasts numa mala de viagem

fant1.jpg

  Confesso que não tinha grandes esperanças nestes filmes. Foi há uns dias que vi o primeiro, pensando na ida ao cinema para ver o segundo. Que posso dizer? Que não vejo um filme há algum tempo e que foi a melhor escolha que poderia ter feito. E ainda melhor quando descobri que irá haver mais, coisa da qual eu não estava à espera.

 

  Aparentemente foi a própria J.K.Rowling que escreveu os filmes. Tivesse eu sabido isso antes e já há muito tempo teria visto o primeiro Fantastic Beasts and Where to Find Them. O mundo de Harry Potter, especialmente para quem tenha, mais cedo ou mais tarde, de uma forma ou de outra, crescido com os livros/filmes, é uma espécie de buraco negro que nos suga e do qual é difícil sair. Que se prepare quem comece agora a ler os livros. Mesmo se não for a vossa praia, a coisa só melhora, e bastante. Em retrospectiva os dois primeiros livros podem nem ser considerados muito bons, mas a partir daí…bem, não é só uma questão da história em si, mas também JK Rowling ser, para mim, das melhores escritoras que aí anda. Os filmes são outra história, bem mais problemáticos que os livros, mas um bom complemento e não falta quem se tenha apaixonado por eles.

 

  Os Fantastic Beasts foram realizados por David Yates, que por esta altura já realizou no total seis filmes da série, e isso de certa forma nota-se. Principalmente no ambiente, na própria cor do flme…enfim, que venha alguém que perceba mais de cinema que eu para explicar.

 

  O nome do filme é o nome de um livro que Harry Potter compra no primeiro ano, mas que curiosamente só estuda no terceiro. Foi escrito por Newt Scammander, personagem principal desta nova série. Eu poucas vezes ligo aos atores, mas Eddie Redmayne quase fazia o filme todo sozinho com a sua representação de Newt, cinco estrelas mesmo, não querendo retirar crédito a outros. Newt é, antes de mais, um verdadeiro Hufflepuff, e só para que fique claro em qual das quatro mesas eu me sento, se bem que fiz o teste só para pôr aqui o resultado, aqui fica:

pottermore.jpg

  Ele chega a Nova Yorque no início do filme, com um objetivo não muito claro e uma mala que lá dentro tem um jardim zoológico. É bem claro que a principal preocupação dele são os seus animais, e o início do primeiro filme para mim vale ouro, vendo-o no mundo “normal”, de um lado para o outro há procura de um deles que fugiu da mala, estando-se nas tintas para tudo o resto. Depressa cruza caminhos, aparentemente por acaso mas na verdade com uma mãozita do ainda novo Dumbledore, com Gellert Grindelwald, um dos feiticeiros mais poderosos que alguma vez existiu, particularmente versado nas artes das trevas. No segundo filme vemo-lo reunir uns quantos seguidores, no próximo, ou próximos, inevitavelmente iremos ver a guerra que aqui se vai travar.

 

  De uma forma talvez uma pouco estranha, parece-me uma história com potencial para ser mais interessante até que a original. E sendo feita difertamente em filme não passa pela tarefa gigantesca e até certo ponto impossível, de mostrar um livro em imagens. Achei o segundo filme mais problemático que o primeiro. JK Rowling parece ter tentado inserir demasiadas referências ao Harry Potter que já conhecemos. Aqui e ali parece ser difícil manter tudo debaixo de olho, deixam-se escapar demasiados pormenores. Mas que posso dizer? É sem dúvida o mesmo universo, que por acaso eu adoro. Optimistamente fico à espera de um terceiro, talvez de mais. Apesar de inicialmente baixa, a minha espectativa foi superada em todos os sentidos. Um dia destes vou ter de reler os livros que estão ao monte na estante a apanhar pó.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Blogues

Youtube

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Mensagens