Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sofá Branco

"Esta é sem dúvida a era das novas invenções para matar corpos e salvar almas, todas divulgadas com a melhor das intenções." - Byron

Sofá Branco

"Esta é sem dúvida a era das novas invenções para matar corpos e salvar almas, todas divulgadas com a melhor das intenções." - Byron

Tenho pena de vegetarianos

vegetables-1948264_640.jpg

  Porque há muita gente que, sendo ignorante, é arrogante ao mesmo tempo, e porque o chico-espertismo e a rudeza têm poucos limites. Conheço umas quantas pessoas que são vegetarianas, e mais do que isso, já assisti a muitas conversas sobre este tema, e sim, essas conversas assustam e bastante. É um tema até simples e já bem batido. Para mim é difícil imaginar uma pessoa jovem que nunca tenha conversado acerca dele. Ainda assim parece que as questões que se levantam, e mais do que isso, as tretas que se dizem, geralmente de forma ofensiva, são sempre as mesmas. Aqui vão algumas pérolas mais batidas:

 

 - Vais-me dizer que não gostas de um hamburger do mac?

 - ‘Tão e uma chichinha, não comes, não gostas? Vais dizer que não gostas de um belo bife de alguma coisa de que eu gosto particularmente?

 - E onde vais buscar a proteína?

 - Não comes pão? Ou isto? Ou aquilo? Por vezes coisas claramente vegetarianas ou apenas estúpidas que fazem os outros questionar a inteligência de quem pergunta?

 - Não comes carne porquê? Tens pena dos animais, é? Eles são criados para isso! Sabes que nem sentem, nem cérebros têm! (E isto aparece mais vezes do que se calhar alguns possam imaginar).

 

  Sendo algo que possa fazer confusão a alguns, até seria de esperar uma ou outra coisa, quiçá dicas para receitas se para lá estiverem inclinados, ou algo alguma questão genuinamente mais "técnica" e à qual o vegetariano pode não saber ou sequer importar-se minimamente com a resposta. No entanto a ignorância que as perguntas feitas por vezes revela e, mais do que isso, o tom jocoso subjacente… bem, mete nojo. Que levante a mão um vegetariano que nunca tenha estado num jantar qualquer de grupo, seja ele do que for, e que não tenha tido uma pessoa ou mais claramente a gozar e a fazer troça dele sabe lá deus porquê.

 

  Há muitos vegetarianos, muitos tipos de vegetarianismo. Eu lá sei, há gente para tudo! Uns levam mais a sérios que outros. Muitos até vão comendo um fiambre ou bacon numa pizza de longe a longe, por exemplo. Muitos não querem saber de idealismo algum e simplesmente não gostam de carnes ou peixes, ou preferem refeições vegetarianas. Alguns são ferrenhos e nem a morrer de fome seriam capazes de comer uma sardinha. Da mesma forma, há quem coma carnes e peixes, quem beba leite de vaca e coma ovos mexidos todas as manhãs, e ainda assim seja completamente louco pelos direitos dos animais e os ande a pregar aos sete céus. Porque uma coisa não invalida automaticamente a outra.

 

  Enfim, há por aí muito vegetariano. Muitos deles tentam ao máximo esconder que o são. Por vezes apenas porque não querem falar disso, da mesma forma que não querem estar a justificar aos outros o porquê de terem vestido a camisola vermelha em vez da azul. Mas também muitas vezes só para se protegerem desta espécie não rara de bullying.

 

  Independentemente da razão pela qual fizeram essa escolha, que é pessoal, totalmente possível e saudável sem sequer andar a comer "coisas esquisitas", quase ninguém tem o mínimo de respeito por ela. Isso é vergonhoso. E especialmente triste e irritante quando vem de gente que come batatas fritas, arroz e bife todo o santo dia.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Blogues

Youtube

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Mensagens