Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sofá Branco

"Esta é sem dúvida a era das novas invenções para matar corpos e salvar almas, todas divulgadas com a melhor das intenções." - Byron

Sofá Branco

"Esta é sem dúvida a era das novas invenções para matar corpos e salvar almas, todas divulgadas com a melhor das intenções." - Byron

Um símbolo de perseverança

CAM00471.jpg

 

   Por alguma razão – desenhos animados – a cultura japonesa está bastante em voga nos dias que correm entre o público mais jovem, chegando ao ponto de existirem várias convenções/eventos focados nessa cultura pelo país fora.

   No passado sábado, 21, um dia de estranho calor após uns quantos de temperaturas mais baixas e até alguns pingos de água que certamente vieram ajudar com os incêndios que por aí, como dizem, lavravam, subi eu para o autocarro da rede expressos para ir até ao porto, e depois tornar a apanhar um outro autocarro, este gratuito, até ao pavilhão multiusos de Gondomar onde estava a decorrer uma dessas convenções, de nome Iberanime, que desde 2010 conta já com mais de uma dúzia de eventos. Já no Porto e a caminho viram-se logo umas quantas pessoas mascaradas – aka cosplay – de personagens de desenhos animados e jogos. A mim que não sou grande apreciador da coisa e estou bastante à parte da moda e da cultura em si, parece-me tudo um pouco estranho, mas “ok, vamos ver o que lá há”.

   Muita coisa para vender, algumas coisas para ver e poucas coisas para fazer, talvez por eu ser um tonhó visto as pessoas parecem todas ocupadas mas pronto. Posso dizer que comprei uma dúzia de castanhas e que nenhuma delas tinha bicho o que por si só já é bastante positivo!

 

   Pois bem. Lá andava eu meio perdido pelo pavilhão quando uma moça vestida com o que eu presumo seja um kimono azul, branco e com uns padrões estranhos, me chamou a uma ‘barraca’ pertencente à embaixada do Japão, que contava com a presença da própria embaixadora, para pintar um pequeno boneco de nome Okiagari Toboshi, cuja imagem podem ver acima. Tradicionalmente pinta-se é apenas o cabelo, a cara e parte de baixo (basta procurarem no Google para verem). O boneco em si é feito em paper-maché e a pintura, naquele caso, estava a ser feita com tintas de acrílico, sendo os traços mais finos da expressão facial pintados com tinta-da-china e um pincel mais fino. Confesso que não estava a perceber o que ali se passava até ver um cartaz com o nome do boneco e a explicação que era um símbolo japonês que representa perseverança e força pois a cintura do “Jaquim”, – como a minha Maria ternamente lhe chamou – sendo mais grossa que a cabeça, faz com que, mesmo empurrando o dito, ele balance voltando sempre à posição original. Quem ali passava não o fazia sem dar então um empurrãozito a algum Jaquim desgraçado que logo se levantava.

   O Okiagari Koboshi, no Japão, para além de ser uma das lembranças mais compradas por turistas, é também um amuleto de boa sorte que muita gente guarda em casa. Ou eu não consegui encontrar ou a criação do boneco não é atribuída a ninguém em específico, mas existe desde o século 14 e possivelmente antes disso uma vez que parece ter sido inspirado num outro boneco chinês com as mesmas características, que nunca cai. A versão Japonesa altera apenas um pouco a forma e parece ter transformado a sua pintura, em si, numa espécie de arte.

 

   Confesso que gostei bastante destes “pequenos príncipes que sempre se levantam” (segundo a tradução da wikipedia) e que por esta altura a minha Maria já tem, numa estante, meia dúzia deles. Agora vamos ver se sempre trazem alguma sorte e se melhores dias, no geral, virão. Esperemos que sim.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Blogues

Youtube

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Mensagens